Internacionalização
A proposta da UNIGRAN estabelece como meta implementar um programa de internacionalização acadêmica. Nesse sentido, a instituição já firmou convênio com seis Universidades do Exterior:
Universidade Católica de Santiago del Estero /Argentina,
Universidade Arturo Prat de Iquique/Chile,
Universidade Nebrija, de Madri/Espanha,
Universidade de Sevilha/Espanha,
Universidade de Nicosia – Ilha de Chipre e estão em implementação ações de intercâmbio acadêmico, cultural e científico.
As ações mais relevantes e inovadoras de internacionalização da UNIGRAN podem ser comprovadas pelas seguintes ações:
I. Centro Universitário da Grande Dourados é associado da ABMES Associação Brasileira das Mantenedora do Ensino Superior desde 2017. A Reitora e PI da UNIGRAN faz parte da Diretoria de Administração da entidade e participa do programa ABMES Internacional que existe para fortalecer convênios entre as IES associadas e universidades estrangeiras renomadas. O convênio promover oportunidades valiosas de cooperação, pesquisa e intercâmbio, mobilidade acadêmica e, ainda, podem ser direcionados a áreas de interesse específicas de cada instituição, como programas acadêmicos conjuntos com outras IES. A diversidade de oportunidades oferecidas por meio do Programa ABMES Internacional é fundamental para o enriquecimento do ambiente acadêmico de instituições associadas e de internacionalização.
As ações envolvidas no âmbito da colaboração poderão ser, entre outras, as seguintes:
a) estimular o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e gestores;
b) promover o desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas;
c) fomentar a organização de cursos, seminários e eventos;
d) promover o desenvolvimento de programas de bolsas de estudo;
e) facilitar o intercâmbio de bibliografias, materiais didáticos, técnicos e científicos;
f) estimular a elaboração de artigos científicos e outras publicações;
g) identificar outras formas de colaboração acordadas pelas partes.
Ao estabelecer parcerias com universidades estrangeiras, busca-se não apenas fortalecer o prestígio de nossa instituição, mas também proporcionar experiências enriquecedoras para alunos e professores, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e da excelência acadêmica.
Os associados da ABMES podem explorar as possibilidades oferecidas pelo Programa ABMES Internacional, estabelecendo conexões valiosas e construindo colaborações significativas que beneficiarão a internacionalização e o desenvolvimento acadêmico das instituições.
Nesse sentido a UNIGRAN participa dos seguintes acordo já firmados:
PORTUGAL
1-(APESP) durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
2-Acordo de cooperação firmado entre a ABMES e o Instituto Politécnico do Porto (P.Porto) durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
3-Acordo de cooperação firmado entre a ABMES e a Universidade Lusófona durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
4-Acordo de cooperação firmado entre a ABMES e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
5-Acordo de cooperação firmado entre a ABMES e Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
6-Acordo de cooperação firmado entre a ABMES e a Universidade de Lisboa durante a 4ª Delegação ABMES Internacional - Portugal Experience.
CANADÁ
7-Documento assinado pela ABMES e pela Universidade de Toronto durante a 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience.
8-Documento assinado pela ABMES e pelo KITE Institute Labs durante a 5ª Delegação ABMES Internacional - Canada Experience.
9-Documento assinado pela ABMES e pela Universidade de Concórdia durante a 5ª Delegação ABMES Internacional – Canada Experience.
II. Outras ações de internacionalização da UNIGRAN podem ser comprovadas pela ação inédita de IES nacionais, de instalação pela UNIGRAN, de polos de apoio presencial no exterior. Desde 2007, a IES mantém polos de apoio presencial nos seguintes países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos Inglaterra, Japão, Portugal, Suíça. Nos últimos cinco anos, ampliou seus polos em outros países: Bélgica, França Holanda, Irlanda, Itália, onde, por meio de convênios de parcerias, oferece cursos de graduação e pós-graduação em EAD.
Portanto, a IES está ampliando muito suas ações de internacionalização, inclusive, ampliando a oferta para 42 cursos de graduação e de 25 de pós-graduação.
A atuação da UNIGRAN no exterior já mereceu, inclusive, destaque do Itamaraty, quando ministros do Ministério das Relações Exteriores, em reunião em Brasília, agradeceram e exaltaram a instituição por sua ação no exterior.
Complementando, a internacionalização da IES não se restringe às suas ações na Europa, Ásia e América do Norte, mas também no recebimento de alunos de países do Mercosul e de outros da América do Sul, como Paraguai, Chile e Bolívia, principalmente por estar sediada próxima em uma região de fronteira internacional e fazer parte da Rota Bioceânica.
Nesse sentido, a UNIGRAN atua realizando os trâmites burocráticos para revalidação de documentos de ensino médio, providenciando adequações pedagógicas quando necessário, preparando colaboradores para recepcioná-los e orientá-los quanto as atividades técnico acadêmicas e, como fomento às questões de diversidade cultural, entre outra medida, com professores preparados para os primeiros contatos em outros idiomas, tudo com o intuito de garantir o acesso ao ensino superior de qualidade e contribuindo com a mobilidade internacional de discentes.
As ações acima descritas demonstram que a UNIGRAN possui uma política de apoio à internacionalização, tanto para os alunos brasileiros no exterior, quanto para os alunos estrangeiros no Brasil comprovando coerência excelente entre o PDI e as atividades, implantadas, voltadas para a cooperação, intercâmbio e programas com finalidades de internacionalização.
Contatos
Centro Universitário Unigran Dourados
Reitora - Rosa Maria D’Amato De Déa
rosa@unigran.br
(67) 3411-4141
Centro Universitário Unigran Capital
Pró-reitor de Ensino e Extensão - Vinícius Oliveira
direcaounigrancapital@unigran.br
(67) 3389-3389
Unigran EAD
Diretor Geral EaD - Rafael Arruda
(67) 3411-4291
Unigran Europa
Coordenação Administrativa - Sofia Figueiredo
coordenacao.lisboa@unigran.br
Unigran Estados Unidos e Japão
Marcelo Zauith
Rafael Arruda
A UNIGRAN EDUCACIONAL trabalha ativamente na busca de oportunidades para a comunidade acadêmica ampliando acordos de cooperação com instituições internacionais, tendo disponível em fluxo contínuo parceria com as seguintes instituições:
Localizada no coração de Madri (Espanha), a universidade de Nebrija é uma das 10 melhores do país. Conta com mais de cinco mil estudantes e recebe por ano cerca de 500 acadêmicos estrangeiros. A universidade se destaca por oferecer carreiras com dupla graduação nas áreas de:
- Comunicação e Artes
- Direito
- Dupla Graduação
- Economia e Negócios
- Jornalismo
- Línguas e Educação
- Marketing
- Psicologia
- Publicidade
- Relações Internacionais
- Turismo
Endereço: Calle de Sta. Cruz de Marcenado, 27, 28015 Madrid, Espanha
Links
1 - QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos os alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, e docentes da Unigran Educacional que envolve Unigran Capital, Unigran Dourados e Unigran EAD podem desfrutar dos acordos de cooperação internacionais disponíveis pela instituição. O programa de internacionalização ainda contempla alunos e professores das instituições estrangeiras para vir estudar nos Centros Universitários da Unigran no Brasil.
Atenção: só não podem se inscrever nos programas alunos que estejam cursando o primeiro ou o último semestre
2 - COMO POSSO ESTUDAR NO EXTERIOR?
Na área de Internacionalização do site da Unigran você encontrará quais as instituições estrangeiras que possuem acordo de cooperação internacional. Em seguida pesquisa nos sites institucionais e veja os cursos e programas oferecidos. Escolha o que mais irá contribuir na sua formação e agende uma reunião com o setor de Internacionalização de sua unidade local.
Você precisará ainda fazer alguns procedimentos de acordo com as modalidades a seguir:
Graduação no Exterior (Study abroad)
- verificar qual o curso quer se inscrever
- escolher o período de estudos no exterior - 1 ou 2 semestres
- preencher o formulário de candidatura
- tratar de toda a documentação
- esperar pela aceitação da inscrição
- ter passaporte válido, tratar o visto de estudante
- preparar para a viagem e experiência de vida
POSSO ESCOLHER AS DISCIPLINAS PARA CURSAR?
Sim, pode escolher entre as oferecidas no curso da Instituição conveniada com a UNIGRAN. Seu coordenador pode ajudar e indicar quais são as disciplinas equivalentes ao seu curso, para que você possa pedir aproveitamentos/dispensas quando retornar seus estudos na UNIGRAN.
3 - QUAIS OS CUSTOS PARA O ALUNO QUE DESEJA ESTUDAR NO EXTERIOR?
A UNIGRAN busca inserir nos acordos as melhores condições que oportunizem aos seus alunos a oportunidade de uma experiência no exterior. Alguns programas possuem descontos especiais.
NEBRIJA
Já na Universidade de Nebrija, na Espanha, o aluno da Unigran tem 20% de desconto no valor da semestralidade e poderá pagar por transferência bancária ou cartão de crédito.
Também a Universidade de Nicosia também oferece descontos especiais aos alunos da UNIGRAN.
4 - TEREI CONTATO COM A INSTITUIÇÃO DO EXTERIOR ANTES DE SAIR DO BRASIL?
Sim. Nossa equipe de Internacionalização acompanha o processo da sua aplicação ao programa da instituição no exterior. Cada uma tem um modelo de atendimento específico do aluno estrangeiro.
A Universidade de Nebrija, por exemplo, oferece aos estudantes Unigran/ internacionais uma sessão de orientação alguns dias antes do início de cada semestre acadêmico. O objetivo dessas sessões é realizar o autoregistro do aluno, bem como apresentar aos alunos uma visão geral do modo de vida espanhol, diferenças culturais e acadêmicas, incluindo detalhes do cotidiano da Universidade de Nebrija e em Madri.
5 - É PRECISO TER FLUÊNCIA NO IDIOMA FALADO NO PAÍS QUE DESEJO ESTUDAR?
Cada instituição tem exigências específicas quanto ao domínio do idioma local para que o aluno estrangeiro tenha a melhor experiência de imersão e aprendizagem.
A Universidade de Nebrija, por exemplo, oferece disciplinas em espanhol e inglês e recomenda que os alunos tenham um nível adequado de espanhol para estudantes que estudam disciplinas em espanhol e/ou possuir um nível B2 de inglês para estudantes que cursarão inglês (uma vez que existe essa possibilidade, há mais de 70 disciplinas para escolher em inglês em todas os cursos ministrados pela universidade).
6 - QUANDO PODEREI INICIAR OS ESTUDOS NO EXTERIOR?
É preciso considerar o calendário acadêmico da instituição que o candidato escolheu. As informações estão disponíveis nos próprios sites das universidades. Na Europa, por exemplo, o primeiro semestre letivo é de setembro a dezembro – no outono, já o segundo semestre é de janeiro a maio – primavera. Há ainda os cursos de verão que são oferecidos em junho e/ou julho.
7 - TEREI DIREITO A ALOJAMENTO?
Cada instituição oferece uma gama de facilidades para acolher o aluno estrangeiro. A Universidade de Nebrija pode fornecer ao estudante Unigran acomodações em residências universitárias, grandes escolas ou famílias que residem nas proximidades do Campus e com os quais existem acordos que garantem a reserva de vários lugares para os estudantes da Universidade. O Serviço de Acomodação aconselha o aluno sobre o tipo de acomodação mais apropriado às suas características e facilita e gestão das questões administrativas.
8 - TEREI CERTIFICADO INTERNACIONAL?
Sim. Todo o conteúdo cursado no exterior será integralizado na grade curricular do aluno. A instituição do exterior também fornecerá, no final do período acadêmico, certificado de STUDY ABROAD ao estudante, com suas notas e créditos recebidos.